Percorrer a Rota do Vinho Monterrei é também ir à descoberta de paisagens únicas, de um caminho banhado pelas cores do vinho, enriquecido pela sua história, gastronomia e, sobretudo, pela amável hospitalidade das suas gentes.
A Rota do Vinho Monterrei localiza-se numa comarca com grande riqueza cultural e agrícola, jogando a viticultura um papel muito importante dentro da agricultura da região. A Rota do Vinho pretende fomentar e promover os vinhos, o turismo enológico, os sectores da hotelaria, restauração ou lojas especializadas e, em definitivo, a região de Monterrei de um modo integral.
Apesar de se tratar de uma rota que não abrange um vasto território, apresenta-se com uma variedade de lugares dignos de serem visitados e recordados. A natureza é espectacular, mas transmite igualmente o esforço daqueles que, dia-a-dia, lutam por extrair da terra o seu fruto. A sucessão de vale e montanha configura uma paisagem única com imagens ricas em matizes e cheias de contrastes.
Aldeias de encanto
Outro dos seus atractivos são as suas aldeias, semeadas por todo o vale, representando um magnífico exemplo da arquitectura tradicional galega, em que se conservam as construções com base em materiais nobres, como a pedra ou a madeira. Com as suas igrejas, as suas ruas estreitas, os degraus de inúmeras escadas... Mas seu maior património é a hospitalidade das suas gentes, que enfrentam com valentia a rudeza do território e recebem com cordialidade os visitantes.
Quem visitar Monterrei irá sentir que está numa terra diferente; com recintos amuralhados, caminhos centenários, rotas de peregrinação, arquitectura popular, montes intermináveis, natureza agreste e, sobretudo, vinho, bom vinho.