Crea a túa ruta
Eventos do Mes
L
M
M
X
V
S
D
     1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31      
Hoxe é 15 de Decembro do 2018
Actividades destacadas
Temas Frecuentes
Ruta do Viño Monterrei > Património Natural

Património Natural

Nascente de CabreiroáA comarca de Monterrei é um dos poucos lugares em que o vinho e a água não são incompatíveis, mas complementares. A riqueza destas terras é possível em parte graças aos numerosos cursos fluviais que as regam.

Na Galiza encontram-se uma grande variedade de águas minerais devido à diversidade de terrenos que nela existem. Na zona de Monterrei e Verín existe uma grande riqueza de águas minerais, que deram lugar a importantes balneários. Três destes enclaves têm um aproveitamento comercial: Sousas, Fontenova e Cabreiroá.

Durante a época dourada do termalismo –desde meados do S. XIX a começos do S. XX– os balneários galegos com maior tradição converteram-se em grandes centros sociais que reuniam a fina flor da sociedade. Depois da guerra, e ao aparecer o costume de tomar sol na praia, foram poucos os que se livraram da decadência ou do encerramento; ainda que hoje, impulsionados por um ritmo de vida que obriga a relaxar e recuperar o equilíbrio físico e mental, os balneários vivem um segundo renascer. Têm ademais um novo atrativo: são perfeitamente compatíveis com o enoturismo.

Turismo ativo em contacto com a natureza

A localização da comarca de Monterrei, situada num vale e atravessada pelo rio Támega, permite que os visitantes desfrutem de umas paisagens de grande beleza, em que destaca a enorme riqueza de flora e fauna. Neste grande ambiente natural incomparável, as atividades ao ar livre são o passaporte perfeito para os amantes da natureza.

Um merecido descanso nas praias fluviais ou uma descarga de adrenalina nas descidas em caiaque, são apenas algumas das propostas que têm como protagonista a água. Para as atividades em família conta trilhos e rotas equestres que chegam até a fronteira com Portugal. Para os mais aventureiros, existe a possibilidade de praticar o voo em parapente desde o Monte Maior ou escalada na Serra de Larouco.