Crea a túa ruta
Eventos do Mes
L
M
M
X
V
S
D
     1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31      
Hoxe é 15 de Decembro do 2018
Actividades destacadas
Temas Frecuentes
Ruta do Viño Monterrei > Património Cultural

Património Cultural

"Cigarróns" Carnaval de VerínO Carnaval é uma festa em que os ritos e cerimónias se misturam: mascarar-se, o porco (degustar todo o tipo de produtos relacionados com a matança; chouriços, carne e outros), deitar farinha, queimar os «entroidos», o Meco, mudar o carácter durante uns dias, mudar os papéis sexuais etc. Procurar um equilíbrio no excesso face ao desequilíbrio que supõe o respeito da penitência quaresmal.

A máscara mais característica e arcaica da comarca de Monterrei é a do Cigarrão no vale de Verín. Esta máscara consta de uma careta trabalhada em madeira e pintada de modo que nela ressaltem as sobrancelhas, as bochechas rosadas, um amplo bigode, um cínico sorriso mostrando a dentadura e uma barba falsa.

A lenda descreve-o como o cobrador de impostos ou levantador de caça dos Condes de Monterrei, senhores do vale de Verín e de boa parte da província de Ourense no Antigo Regime. A sua origem real continua a ser enigmática e indecifrável para aqueles investigadores que pretendem revelar o seu passado. No Carnaval de Verim cada dia é uma surpresa; algo diferente; cada dia tem o seu próprio significado. Mas o que caracteriza o Carnaval de Verín é a «retranca» e a participação comunitária dos vizinhos de toda a comarca e de visitantes chegados além destas terras.

Desfile Carnaval de Verín