Crea a túa ruta
Eventos do Mes
Agosto << Setembro - 2018 >> Outubro
L
M
M
X
V
S
D
     1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
      
Hoxe é 24 de Setembro do 2018
Actividades destacadas
Temas Frecuentes
Ruta do Viño Monterrei > D.O. Monterrei

D.O. Monterrei

Rota do Vinho MonterreiTrata-se da D.O. mais pequena de toda a Espanha. Seus 450 hectares de território incluem-se em apenas quatro municípios. Está localizada ao sudeste da província de Ourense e muito perto da fronteira com Portugal. A sua proximidade à auto-estrada das Rías Baixas, mesmo na entrada da Galiza, coloca a este território em uma situação com todas as vantagens no que diz respeito à acessibilidade.

Esta Denominação abrange os municípios de Monterrei, Oímbra, Verín e Castrelo do Val; observando-se duas subzonas claramente diferenciadas:

Subzona Vale de Monterrei.

Subzona Ladeira de Monterrei.

A Denominação de Origem continua a crescer ano a ano, de modo que vai aumentando tanto o número de produtores-viticultores como o de elaboradores-engarrafadores. Na atualidade a produção total da D.O. ronda os 1,5 milhões de quilos de uva. 65% da uva recolhida é uva branca das variedades: Godelho, Treixadura e Dona Branca. O restante 35% é uva tinta das variedades Mencia, Bastardo e Araúxa (Tempranillo).

Os vinhos brancos som ligeiros, aromáticos, de cor amarela dourada ou um pouco mais escura, a lembrar o amarelo da palha; com uma graduação alcoólica média próxima dos 11 graus; plenos, saborosos, equilibrados em acidez e com um retrogosto aceitável. Os tintos caracterizam-se pela cor púrpura, um agradável aroma a frutas, ligeiros e com bom equilíbrio álcool-acidez; com uma graduação alcoólica levemente inferior à dos brancos e com um toque de juventude que os faz gostosos para o consumidor.

Variedade de uva Monterrei