Trata-se da D.O. mais pequena de toda a Espanha. Seus 450 hectares de território incluem-se em apenas quatro municípios. Está localizada ao sudeste da província de Ourense e muito perto da fronteira com Portugal. A sua proximidade à auto-estrada das Rías Baixas, mesmo na entrada da Galiza, coloca a este território em uma situação com todas as vantagens no que diz respeito à acessibilidade.
Esta Denominação abrange os municípios de Monterrei, Oímbra, Verín e Castrelo do Val; observando-se duas subzonas claramente diferenciadas:
Subzona Vale de Monterrei.
Subzona Ladeira de Monterrei.
A Denominação de Origem continua a crescer ano a ano, de modo que vai aumentando tanto o número de produtores-viticultores como o de elaboradores-engarrafadores. Na atualidade a produção total da D.O. ronda os 1,5 milhões de quilos de uva. 65% da uva recolhida é uva branca das variedades: Godelho, Treixadura e Dona Branca. O restante 35% é uva tinta das variedades Mencia, Bastardo e Araúxa (Tempranillo).
Os vinhos brancos som ligeiros, aromáticos, de cor amarela dourada ou um pouco mais escura, a lembrar o amarelo da palha; com uma graduação alcoólica média próxima dos 11 graus; plenos, saborosos, equilibrados em acidez e com um retrogosto aceitável. Os tintos caracterizam-se pela cor púrpura, um agradável aroma a frutas, ligeiros e com bom equilíbrio álcool-acidez; com uma graduação alcoólica levemente inferior à dos brancos e com um toque de juventude que os faz gostosos para o consumidor.